Search
Close this search box.
Publicidade

5 sinais de que seu parceiro está terminando silenciosamente com você

Psicólogo dá dicas de como identificar esse comportamento e o que fazer para resolver o problema
Publicidade

Muitas pessoas procuram a terapia quando sentem que seu parceiro está se distanciando aos poucos. Dizem coisas como:

  • “Não me sinto mais desejada pelo meu parceiro. Quase não há mais afeto no nosso relacionamento”
  • “Meu companheiro não me dá atenção nem se esforça para que eu sinta que ele está me enxergando, ouvindo ou compreendendo”
  • “Meu parceiro está muito fechado ultimamente. Eu me sinto distante dele.”

Se você sentir um buraco na conexão emocional e na proximidade com seu parceiro, isso pode indicar que ele está “abandonando silenciosamente” seu relacionamento.

Publicidade

Em vez de adotar uma abordagem saudável e enfrentar o problema de frente, seu parceiro prefere permanecer no relacionamento sem envolvimento ativo, talvez esperando que você tome uma atitude e termine, já que ele não tem a capacidade de abordar o assunto.

O rompimento silencioso se manifesta de várias maneiras, e às vezes é difícil de identificar. Mas aqui estão cinco sinais que são reveladores:

#1: Disponibilidade emocional reduzida
Isso pode se expressar na forma de respostas reduzidas às necessidades emocionais do parceiro, fazendo com que ele se sinta não ouvido, desconectado, chateado e/ou confuso

#2: Falta de engajamento na resolução de conflitos
Sair de confrontos ou evitar discussões difíceis, mas significativas, contribui para um crescente afastamento no relacionamento

#3: Diminuição da intimidade e do afeto
Um declínio nas demonstrações de afeto, momentos íntimos e experiências compartilhadas leva a uma sensação de distância emocional e física entre os parceiros

#4: Falta de esforço na manutenção do relacionamento
A redução da disposição de investir tempo, energia e consideração para nutrir a conexão leva à erosão do relacionamento

#5: Maior foco em atividades egoístas
Priorizar objetivos, hobbies e interesses pessoais geralmente anda de mãos dadas com o isolamento e a desconexão no relacionamento

Se você sente que isso está acontecendo na sua relação amorosa, veja o que você pode fazer:

Promova uma comunicação aberta e honesta: a comunicação eficaz é a base de qualquer relacionamento saudável. Um estudo publicado na Current Opinion in Psychology destaca a importância da comunicação aberta durante o conflito.

A oposição direta pode ser benéfica ao abordar problemas sérios e promover mudanças, enquanto a comunicação cooperativa com afeto e validação pode ser mais benéfica em situações menos graves ou quando a mudança é improvável, de acordo com o estudo.

Como o abandono silencioso envolve retraimento em vez de conflito total, cogite criar um espaço seguro onde você e seu parceiro se sintam à vontade para expressar seus pensamentos e emoções.

Incentive o diálogo aberto ouvindo ativamente, mostrando empatia e validando as experiências uns dos outros. Uma boa conversa franca pode estabelecer uma base de confiança e facilitar a resolução de problemas.

Reengaje-se com seus ‘rituais de relacionamento’: um estudo publicado na Communication Studies sugere que todos os casais românticos têm rituais e que eles tendem a se unir em torno de cinco temas: rotinas diárias, comportamentos idiossincráticos, conversa do dia a dia, intimidade e tempo de casal.

Faça um balanço para saber se você e seu parceiro estão acompanhando seus rituais. Caso contrário, reintroduzir rituais significativos em seu relacionamento pode neutralizar os efeitos do abandono silencioso. Isso pode ser tão simples quanto encontros noturnos regulares, refeições compartilhadas ou atividades que tenham significado para vocês dois.

Os rituais proporcionam uma sensação de estrutura, estabilidade e experiências compartilhadas, fortalecendo o vínculo e criando oportunidades de reconexão.

Cultive gratidão e apreciação: um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology destaca a importância da gratidão e do apreço na manutenção de relacionamentos de longo prazo.

“As pessoas que se sentem mais valorizadas por seus parceiros relatam valorizar mais seus parceiros. Por sua vez, as pessoas que valorizam mais seus parceiros relatam ser mais receptivas às necessidades deles, mais comprometidas e mais propensas a permanecer em seus relacionamentos ao longo do tempo”, afirmam os autores. “Essas descobertas fornecem evidências de que a gratidão é importante para a manutenção bem-sucedida de laços íntimos.”

Em outras palavras, sentir-se valorizado pelo parceiro leva à valorização recíproca, maior capacidade de resposta e maior comprometimento no relacionamento.

Portanto, reserve um tempo todos os dias para refletir e reconhecer os aspectos positivos de seu parceiro e de seu relacionamento. Verbalize sua valorização e gratidão por seus esforços, gentileza ou apoio.

Um ambiente positivo e estimulante pode fornecer a base para que seu relacionamento volte aos trilhos.

 

Combate Clean Anúncie no JH Notícias