Publicidade

COMEÇOU – Corrida eleitoral inicia com surpresas e redução no número de candidatos à câmara

Vale destacar que, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, a Câmara Municipal contará com duas cadeiras a mais, totalizando 23 vereadores.
Publicidade

Nesta quinta-feira (15), encerrou-se o prazo para o registro oficial das candidaturas para as eleições municipais de Porto Velho. Diversos partidos finalizaram a formação de suas chapas para prefeito e vice-prefeito, incluindo figuras pouco conhecidas na política rondoniense. O último a anunciar sua chapa foi Léo Moraes, que escolheu Magna dos Anjos, representante da Assembleia de Deus, como sua vice. Outra candidata de destaque, Mariana Carvalho, registrou sua chapa com o Pastor Valcenir Silva, do PL, como vice. Euma Tourinho, concorrendo com uma chapa puro sangue, teve que substituir seu vice: sai Rafael Claros e entra o advogado Tiago Ramos Pessoa, com Claros permanecendo na equipe de campanha.

Os partidos de esquerda, representados por figuras como Célio Lopes, apresentaram suas candidaturas. Lopes terá a Pastora Cila como sua vice, enquanto o professor Benedito Alves anunciou a médica Ana Cláudia, atuante na UPA da zona leste, como sua parceira de chapa. Pelo Partido Novo, Ricardo Frota escolheu o ex-vereador Jamil Jaglout como vice, e Samuel Costa, da federação Rede/PSOL, concorre com Liliane Rodrigues, ativista dos direitos humanos e presidente regional do PSOL, como vice.

Publicidade

Em relação às candidaturas para a Câmara Municipal, a coligação que apoia Mariana Carvalho terá a maior nominata, com cerca de 260 candidatos. Esse número é significativamente menor em comparação com as eleições de 2020, quando houve 628 postulantes. Este ano, o número total de candidatos deve girar em torno de 350, cerca de 270 a menos que na eleição anterior. Vale destacar que, a partir de 1º de janeiro do próximo ano, a Câmara Municipal contará com duas cadeiras a mais, totalizando 23 vereadores.

Com a campanha eleitoral oficialmente começando nesta sexta-feira (16), os candidatos têm agora a missão de conquistar o eleitorado em um cenário político marcado por figuras novas e por uma Câmara Municipal que terá uma composição significativamente diferente da última eleição.

Anúncie no JH Notícias