Search
Close this search box.
Publicidade

Deputada Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos em Rondônia

Audiência pública aconteceu na Assembleia Legislativa.
Publicidade

Na audiência pública sobre “assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS)”, a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) disse que é preciso avançar com programas e políticas públicas de acesso a medicamentos para todos os rondonienses. A parlamentar liderou o debate junto com o Conselho Regional de Farmácia estadual (CRF). O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 15, no Auditório “Deputado Amizael Gomes da Silva”, na sede do Poder Legislativo em Porto Velho.

“A vida de muitos pacientes depende de medicamentos essenciais e prioritários. E nós enquanto gestores, parlamentares, movimentos sociais precisamos atuar para assegurar a democratização desses serviços na rede pública. Existem muitas particularidades que precisamos debater para avançar nas políticas públicas para o setor farmacêutico”, declarou a deputada.

Publicidade

A audiência contou com a organização do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), da Fundação Oswaldo Cruz (FiocruzO), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Entre as deliberações propostas estão: realização da Conferência Estadual de Assistência Farmacêutica, criação do Plano Estadual de Assistência Farmacêutica, implementação de um sistema estadual de distribuição, controle e fiscalização de medicamentos, apresentação de propostas legislativas para de qualificação dos profissionais do setor e criação de um grupo de trabalho para acompanhar o tema na esfera pública.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias