NOTÍCIA
A revista Veja informou que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a lançar uma licitação para a contratação de um novo serviço de troca de mensagens por celular.
EXPERIMENTAL
De acordo com a reportagem, o presidente da agência, Ricardo Capelli, sinalizou que o sistema será similar ao WhatsApp, mas com foco exclusivo em uso corporativo e restrito, pelo menos inicialmente, aos servidores da agência.
ESPANSÃO
O novo serviço, além de ser um projeto piloto, pode vir a ser implementado futuramente em outros órgãos federais. A ideia é que essa plataforma funcione como uma alternativa segura e nacional para a comunicação dentro do governo, em um contexto onde a segurança das informações se tornou uma preocupação central.
GUERRA
O desenvolvimento desse serviço surge em meio ao conflito entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X/Twitter, de propriedade do bilionário Elon Musk.
ENTENDIMENTO
A recente derrubada do X/Twitter no Brasil, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, por conta do não cumprimento de ordens judiciais, coloca ainda mais em evidência a necessidade de soluções nacionais para a comunicação digital.
SEGURO
O governo pontua que eventos, que envolveram grampos em números de telefone, reforçam a importância de um sistema que garanta a privacidade e a segurança das comunicações governamentais.
INTERESSADOS
Mais de dez empresas brasileiras já manifestaram interesse em desenvolver a plataforma, segundo Capelli. Ele alega que a criação de um sistema de mensagens inteiramente brasileiro não é uma questão de paranoia ou teoria da conspiração, mas uma necessidade real, dado o histórico de quebras de sigilo em comunicações.
OPINIÃO
O governo nega, mas é claro que a iniciativa pode sugerir um banimento das plataformas de mensagens atuais. A explicação para tal iniciativa é criar uma alternativa segura que represente a soberania nacional e assegure a confidencialidade das informações trocadas.
REALIDADE
O governo enfatiza que, atualmente, até mesmo policiais federais e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizam plataformas estrangeiras para se comunicar, o que é considerado um risco.
VALOR
Ainda não há uma estimativa precisa dos custos para o desenvolvimento desse novo sistema, mas a expectativa é de que o projeto não envolva cifras exorbitantes, uma vez que as empresas interessadas estão dispostas a participar do processo de criação.
“EXTRA”
Ministros de tribunais superiores ganham até 50 mil reais de cachê por palestra de uma hora em eventos promovidos por entidades e empresas. O agrado cai em conta de maneira estratégica.
“EXTRA 2”
Na maioria das vezes os pagamentos são feitos por meio de empresas criadas pelos magistrados. A Constituição permite que eles apenas deem aulas.
IMPEDIMENTO
Qualquer mortal comum, que seja, ou esteja na condição de servidor público, não pode ter empresa em seu nome. A questão é que alguns privilegiados não são gente comum. Simples assim.
CRESCEU
A movimentação de contêineres em portos privados do Brasil cresceu 7,2% no primeiro semestre deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. O setor aposta que vai superar os portos públicos em até 4 anos.
ECONOMIA
É claro que isso depende do crescimento da economia brasileira. Se forem mantidas as médias de crescimento dos últimos 10 anos, a previsão é que haja a superação projetada.
MEIO
Importante destacar que os portos não geram cargas, são apenas ponto de transbordo do modal terrestre para aquaviário e vice-versa.
DADOS
No primeiro semestre deste ano o volume de cargas atingiu 2,4 milhões de TEUs. TEU é uma sigla que significa “Twenty Foot Equivalent Unit” (Unidade Equivalente a 20 Pés) e é usada para medir a capacidade de carga de contêineres marítimos de 20 pés de comprimento.
RONDÔNIA
Em nosso Estado, o Porto de Porto Velho já se consolidou como um importante hub logístico. Foi registrado um aumento significativo de 10% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024.
COMPARATIVO
Comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram movimentadas 1.175.000 toneladas, o porto alcançou a marca de 1.308.000 toneladas em junho deste ano, uma diferença de 133,5 mil toneladas a mais.
FOCO
Os bons números são resultados de investimentos realizados pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), que administra o Porto de Porto Velho.
INVESTIMENTO
A compra de tombadores que atendem caminhões bitrem agilizou o processo e o escoamento de carga de 50 toneladas, que atualmente são executadas em menos de uma hora.
ORGANIZAÇÃO
Outro motivo que colaborou para o aumento da movimentação de cargas foi o fato de que durante os seis primeiros meses os operadores portuários se organizaram para acelerar o transporte, antes das restrições de navegação serem acionadas, medida comum do período de estiagem amazônico.
NOVOS ATENDIMENTOS
O Porto tende a focar na consolidação de novos negócios, como o atendimento do mercado do minério e da exportação de carne. Há também o andamento de intervenções nas áreas operacionais, como a análise da estrutura do cais flutuante para a manutenção preventiva e ampliação dos berços de atracação.