Search
Close this search box.
Publicidade

Laerte Gomes destaca Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele

Laerte Gomes destaca Dezembro Laranja para prevenção do câncer de pele
Publicidade

Autor do projeto de lei que instituiu o movimento Dezembro Laranja em Rondônia, o líder do governo na Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), em seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (5), alertou para a importância de estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele.

Segundo Laerte Gomes, após tomar conhecimento do alto índice de pessoas diagnosticadas com câncer de pele no Estado e da falta de conhecimento sobre a doença, ele tomou a iniciativa de propor o Dezembro Laranja, um movimento nacional, que propõe a prevenção, a conscientização e o combate ao câncer de pele.

Publicidade

“É uma campanha nacional contra o câncer de pele, uma doença que muita gente não conhece, até porque é pouco comum o hábito de procurar um dermatologista, mas quando resolve buscar, a doença acaba sendo constatada”, explicou Laerte.

O deputado ressaltou que no último sábado (5), em Ji-Paraná, os médicos dermatologistas Silmar Régis Camarini e Alessandra Dalla Martha Camarini realizaram centenas de exames para o diagnóstico do câncer de pele.

“Para se ter uma ideia, foram atendidas 176 pessoas, desse total, 44 foram diagnosticadas com câncer de pele. Uma incidência de 25%, considerada altíssima. Estamos falando de uma epidemia silenciosa. Nos preocupa saber que, tanto as pessoas como o próprio poder público, não estão tendo essa consciência. Aproveito para parabenizar o doutor Silmar e a doutora Alessandra pelo excelente trabalho”, ressaltou o deputado.

Ainda segundo Laerte Gomes, durante os exames ficou constatado que 61% das pessoas não usam protetor solar diariamente.

“São números alarmantes. O poder público, as entidades precisam fazer um alerta, um trabalho de conscientização nas escolas, com a sociedade, esclarecer e falar da importância de usar o protetor solar no rosto, nas mãos, nos braços, nas orelhas, porque muitas vidas podem ser salvas. É um momento de acordarmos para essa triste realidade e levar ao conhecimento de todos, o quão perigoso é o câncer de pele”, concluiu o deputado Laerte Gomes.

ALE/RO - DECOM - Juliana Martins
Combate Clean Anúncie no JH Notícias