CARÁTER
Eu conheço diversas pessoas que falam muito bem sobre a conduta correta do governador Marcos Rocha enquanto Governador do Estado e também na época em que esteve Secretário de Estado e Secretário Municipal.
CARÁTER 2
Também conheço diversas pessoas, principalmente militares, que acham Marcos Rocha incompetente, opaco, sonolento, antissocial, chorão e de pouca habilidade de liderança.
CARÁTER 3
Cabe destacar que a análise negativa é pontual e pessoal, de gente que já conviveu com ele nas fileiras da Polícia Militar e, também, nas secretarias onde esteve como gestor.
GESTÃO
Na condição de Chefe do Executivo Estadual, não tenho dúvidas de que entre todas as reclamações direcionadas ao Governador, a que se encaixa, e é unânime, é o isolamento dele enquanto líder de maior cargo político do Estado.
ENCLAUSURADO
Rocha pouco aparece em eventos públicos ou institucionais e, aparentemente, não faz questão nenhuma de cumprir papel social junto à entidades constituídas. Só vai mesmo em evento quando não há como mandar representante.
OPÇÃO
É uma característica pessoal e deve ser respeitada, embora o Governador tenha ciência de que político que não aparece, precisa de excelente caixa financeiro para se manter em evidência.
REELEIÇÃO
A disputa pela reeleição mostrou isso. Rocha quase perdeu o cargo por pura apatia. Foi salvo pela habilidade política de seu Chefe da Casa Civil, que trouxe, na época do pleito, em 2022, lideranças significativas para junto do governo.
CONDUTA
Apesar do afastamento político social, Marcos Rocha se mostrou ligado e preocupado com um comportamento que não sai de moda. O apetite voraz de alguns gestores pelo dinheiro público.
ALERTA
Em reunião com secretariados e aliados no Centro Político Administrativo (CPA), Marcos Rocha mandou um recado ao primeiro escalão do governo. Disse aos seus colaboradores que não usem o nome dele em nada que possa deixar “desconfiança” no ar.
ALERTA 2
Destacou que é preciso preservar a integridade na administração pública. Enfatizou que os secretários não devem cair na tentação de aceitarem propostas indecentes.
ALERTA 3
Marcos Rocha pontuou que a corrupção mancha a administração pública e também a vida pessoal de quem está envolvido com coisas ilícitas, danosas ao erário público.
FAMÍLIA
Destacou que é humilhante saber que um filho possa ter vergonha do pai, não consiga ir de cabeça erguida para a escola. Pois correria o risco de ter que ouvir que seus pais sejam corruptos.
RECADO
O governador enfatizou que nenhum secretário ou gestor tem autorização para cometer irregularidades sob o pretexto de seguir ordens superiores. “Se acontecer de alguém errar, lembre que você tem o seu CPF. Então não erre, não faça. Governador que mandou? Mentira. Não é assim.
PUBLICIDADE
Para não deixar dúvidas do que estava dizendo, Marcos Rocha transmitiu a fala em seu perfil no Instagram. O tema central foi a integridade na administração pública.
RESPEITO
Reforçando os princípios de moralidade e transparência, Marcos Rocha pediu que sua equipe valorizasse a oportunidade de servir à população com ética. Destacou que não adiante falar em Deus se não se tem integridade.
PUXA-SACOS
O discurso também incluiu um alerta sobre a influência de bajuladores e o perigo da soberba. Rocha enfatizou que aparece muita gente para bajular e quem não tem cuidado, se deixa levar pelas más influências.
OPINIÃO
Tudo indica que a reunião convocada de última hora por Marcos Rocha teria sido um eventual alerta em relação a possíveis informações privilegiadas que teriam chegado ao governador.
OPINIÃO 2
Diante disso, houve por bem alertar e aconselhar seus colaboradores que andem no trilho certo, para não correr o risco de acordar com equipes da polícia batendo na porta de casa logo cedo da manhã.
OPINIÃO 3
É claro que a atitude de Marcos Rocha é corretíssima, mesmo ele dizendo o óbvio que não se deve “meter a mão” no dinheiro público ou tentar levar vantagem estando na administração pública.
OPINIÃO 4
No entanto, cabe lembrar ao senhor governador que não é só CPF de secretários e diretores que “estão na reta”. O dele também, caso venha a assinar ou autorizar demandas que favoreçam a corrupção.
REUNIÃO
O prefeito eleito, Léo Moraes, esteve reunido com representantes de sites da capital na manhã desta quarta-feira, no hotel Rondon, região central de Porto Velho. O assunto em pauta foi a programação de mídia para o primeiro ano de gestão do novo prefeito.
REUNIÃO 2
Capitaneados pelo vereador Fogaça, os jornalistas explicaram à Moraes em que pé anda o processo de publicidade da prefeitura junto aos veículos de comunicação. A intenção foi deixar claro que várias etapas precisam ser seguidas para que a prefeitura possa divulgar suas ações institucionais conforme preconiza a Lei.