Publicidade

Prefeitos de Rondônia esquecem polarização e aderem a programa do Governo Lula na Educação

Confira as notas do dia, por Cícero Moura.
Publicidade

ESCOLA INTEGRAL

Rondônia registrou um avanço significativo na adesão ao novo ciclo do Programa Escola em Tempo Integral (ETI), com 27 municípios — 51,9% do total do estado — já confirmados para o período 2024-2025.

Publicidade
Divulgação

MEC

O boletim foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última quarta-feira, 11, e mostra a mobilização dos municípios rondonienses em prol da educação em tempo integral, uma estratégia importante para o desenvolvimento da educação básica no estado.

FEDERAL

O programa, coordenado pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, visa expandir a oferta de matrículas em tempo integral desde a creche até o ensino médio, abrangendo também estudantes com deficiência, de comunidades quilombolas, do campo e indígenas.

NO ESTADO

Em Rondônia, a adesão de mais da metade dos municípios destaca o compromisso local em assegurar uma educação de qualidade, com mais oportunidades para os alunos passarem mais tempo em atividades educativas e socioeducativas.

ATÉ MÊS QUE VEM

Os municípios que ainda não aderiram ao ETI têm até 31 de outubro para formalizarem sua inscrição no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).

AUXILIO

O MEC tem oferecido suporte técnico para facilitar o processo, com plantões de assistência e apoio às redes de ensino estaduais e municipais que desejam participar.

APOIO

A adesão voluntária ao ETI é essencial para que as redes de ensino de Rondônia possam acessar os recursos financeiros destinados à criação de matrículas em tempo integral, garantindo mais qualidade na formação dos estudantes.

VALOR

O investimento nacional previsto para esse novo ciclo é de R$ 4 bilhões, com a meta de alcançar, até 2026, cerca de 3,2 milhões de matrículas em tempo integral em todo o Brasil.

APOIO DA AROM

A Associação Rondoniense de Municípios (AROM) reforça que a adesão ao programa é uma oportunidade para garantir o acesso aos recursos e investimentos que podem transformar a educação local.

SABATINA

A REMA TV começou na noite de ontem a sabatina com os candidatos a Prefeito de Porto Velho. Ricardo Frota do partido NOVO, foi o primeiro entrevistado pelo ordem do sorteio realizado com os assessores na sede da televisão.

Divulgação

SABATINA 2

Ricardo falou sobre educação, saúde, segurança, saneamento básico, mobilidade urbana e geração de emprego. Um dos pontos mais focados pelo candidato foi a questão da concessão do serviço de água na capital.

SABATINA 3

Frota destacou a péssima qualidade no atendimento para a população e enfatizou que sendo eleito vai cancelar o contrato que o município tem com a CAERD. O candidato citou outras cidades do estado que, segundo ele,  melhoraram significativamente a prestação do serviço após a iniciativa  privada tomar conta da distribuição de agua para a população.

SABATINA 4

Junto comigo na bancada, questionando o entrevistado,  esteve  o jornalista Sérgio Gomes. Na noite de hoje, o entrevistado será o candidato Benedito Alves, do partido Solidariedade. A sabatina começa às 21 horas no canal 5.1, em tevê aberta, e também pelo Youtube da REMA TV.

SUSTENTABILIDADE

Mais de 530 famílias serão beneficiadas com o novo sistema de energia solar instalado na comunidade Bauana, localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, no município de Carauari (distante a 787 quilômetros de Manaus), interior do Amazonas.

Divulgação

PRODUÇÃO

A partir da instalação do sistema, será possível o funcionamento de duas miniusinas para produção de óleos de andiroba e murumuru, buriti, açaí, e outros produtos da bioeconomia amazônica.

ESTRUTURA

O sistema solar possui 80 painéis e 32 baterias de lítio. Além do Bauana, o sistema beneficiará outras 10 comunidades, entre a RDS Uacari e a Reserva de Extrativista (Resex) Médio Juruá.

INICIATIVA

O sistema de energia é fruto do projeto “Sempre Luz”, realizado entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a multinacional brasileira UCB Power. Em 2021, a mesma iniciativa levou abastecimento para aproximadamente 130 pessoas da comunidade ribeirinha Santa Helena do Inglês, distante a 64 quilômetros de Manaus.

OSCILAÇÃO

O local sofria com constantes interrupções de energia e, após o projeto, passou a ter o fornecimento de eletricidade 24 horas. A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

UCB POWER

A UCB Power é uma das principais marcas de soluções de armazenamento de energia no Brasil e na América Latina. Com mais de 50 anos de atuação no mercado, a empresa manufatura  eletrônicos e proporciona  agilidade operacional.

BATERIAS

A UCB Power fornece baterias estacionárias, baterias portáteis para celulares e laptops, baterias para mobilidade elétrica, além de soluções de segurança antivandalismo.

RONDÔNIA

Aqui no Estado, a Energisa já desenvolve um trabalho semelhante em comunidades indígenas e ribeirinhas. Pessoas que nunca tiveram luz em casa, já são atendidas com usinas de placas elétricas com autonomia para até 3 dias.

Anúncie no JH Notícias