O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, assinou na segunda-feira (8), a ordem de serviço para a construção da Calçada Criativa, na rua Santos Dumont, entre as avenidas Carlos Gomes e Duque de Caxias, no Centro Histórico da capital rondoniense.
“São várias intervenções urbanísticas e a expectativa é de que a rua seja entregue para a população com a Calçada Criativa. Isso vai acontecer muito próximo da Praça das Caixas d’Água, uma parte histórica por excelência”, destacou Hildon Chaves.
O prefeito disse que a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (Semob) vai revitalizar a rua e em seguida serão feitas as pinturas. Com isso, vai poder fomentar o programa Giro Empreendedor, a gastronomia, apresentações artísticas e culturais, tornando a via parte dos circuitos e das rotas turísticas de Porto Velho.
“É um investimento de aproximadamente R$ 300 mil considerando o asfalto, mas que vai criar mais um ponto turístico na nossa capital, naquele entorno. Nós temos ali perto a casa do Coronel Jorge Teixeira, Teatro Banzeiros, a Casa de Cultura Ivan Marrocos, o museu do TJ (Tribunal de Justiça), o Prédio do Relógio e o Complexo da Estrada de Ferro. Esse é o nosso ciclo turístico por natureza”, comentou.
Hildon Chaves ainda destacou o trabalho de fomento ao turismo desenvolvido pela Semdestur, especialmente na construção do mapa com todos os circuitos e rotas turísticas de Porto Velho.
PLANO TURÍSTICO
Responsável pela execução do projeto, a titular da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, que acompanhou a assinatura da ordem de serviço, disse que a Calçada Criativa faz parte do Plano Municipal de Turismo.
“Podemos falar que estamos concluindo quase 90% do Plano Municipal de Turismo, inserindo a Calçada Criativa, e isso com recurso próprio da Prefeitura”, afirmou.
Glayce explicou que a calçada vai ligar a Praça das Três Caixas d’Água, que é o símbolo da cidade, à Praça Aluízio Ferreira, onde funciona um importante polo gastronômico, com momentos de apresentações artísticas, gastronomia e artesanato, entre outros atrativos, fazendo com que esse circuito entre as praças se complemente.
“Parte da rua vai ser interditada aos finais de semana. Ela vai conter pinturas indígenas retratando as etnias de Rondônia, tendas para o artesanato e a gastronomia, apresentações artísticas e todo um paisagismo para ser um atrativo turístico a mais e diferenciado para a população”, completou a secretária da Semdestur.