Policiais militares realizaram a prisão de Ícaro H. S. de O., 18 anos, após ele, juntamente com Gabriel Lima dos Santos, 28 anos, empreenderem fuga de uma guarnição da Força Tática da Polícia Militar. O fato aconteceu no Bairro Jardim Santana, zona leste de Porto Velho.
Os policiais estavam em patrulhamento pela zona leste da cidade quando avistaram dois homens em uma motocicleta. Foi verificado através da placa da moto que aquele veículo havia sido roubado horas antes. Os militares deram ordem de parada aos suspeitos, mas o piloto empreendeu fuga. Foi pedido apoio e outras guarnições realizaram o cerco nas imediações.
Na Avenida Rio de Janeiro com Rua do Açaí, Bairro Jardim Santana, o piloto da motocicleta perdeu o controle da direção e caiu em uma vala. Ícaro foi preso rapidamente e Gabriel correu, com as mãos na cintura, fazendo menção de estar armado. Dois policiais o acompanharam a pé, enquanto outros dois prendiam Ícaro.
Gabriel correu por diversas ruas e, ao sacar arma de fogo, foi atingido por um tiro disparado por um policial militar que atirou para preservar a própria vida e cessar a agressão por parte do criminoso. Com o assaltante, os policiais encontraram uma arma de fabricação caseira. O indivíduo foi baleado no tórax e socorrido na viatura da PM ao Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, onde morreu momentos depois. Em buscas pelas ruas por onde Gabriel fugiu, os militares encontraram outra arma, sendo esta calibre 22 com três munições intactas e uma deflagrada.
Ícaro foi encaminhado para a central de polícia, onde foi constatado que ambos os criminosos estavam foragidos do sistema prisional.