Search
Close this search box.

Governo de Rondônia entrega novas salas de aula, mobiliário e laboratório de informática em escola de Ariquemes

Com as novas salas, a escola passa de 12 para 17 salas para atender aos alunos

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), inaugurou cinco novas salas de aulas na Escola Estadual Professora Carmen Ione de Araújo, em Ariquemes, na região do Vale do Jamari, na última sexta-feira (1º). A iniciativa soma-se às ações já realizadas na unidade de ensino para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem, como os materiais entregues pelo “Caminhão da Felicidade”. Ainda, a entrega das novas salas de aula fazem parte do pacote de ações do Governo do Estado, como: “Tchau Poeira”, atividades da unidade móvel do projeto Educação Sobre Rodas e entrega de escola, em vários municípios.

Inauguração das novas salas de aulas ocorreu na sexta-feira, 1º

A cerimônia de entrega e inauguração foi marcada por um ato simbólico, com a presença do governador Marcos Rocha e outras autoridades.

Além da construção das novas salas, foram construídos um tanque séptico (fossa) e uma estrutura coberta, ligando as salas de aula até a quadra poliesportiva.

A escola também foi beneficiada com ar-condicionado, laboratório de informática (com computadores, monitores e nobreaks), armário escolar, fogão industrial para cozinha e um laboratório móvel de ciências.

O investimento total foi de R$ 312.399,15 (trezentos e doze mil, trezentos e noventa e nove reais, e quinze centavos), com recursos do Programa de Apoio Financeiro (Proafi) do Estado de Rondônia. Com as novas salas, a escola passa de 12 para 17 salas, impactando diretamente na quantidade de alunos atendidos, que antes eram 700. A expectativa é ampliar o número de estudantes. “Não é à toa que eu, como governador, tenho a obrigação e responsabilidade como professor de fazer com que os nossos profissionais de educação tenham locais dignos de trabalho e também os nossos estudantes”, pontuou o governador Marcos Rocha.

Segundo o diretor da escola, Anderson Rodrigues Moreira, após 10 anos, essa é a primeira vez que investimentos como esses chegam para beneficiar a unidade estadual de ensino. “A palavra que nos define neste momento é só gratidão ao nosso excelentíssimo governador Marcos Rocha e a todos os envolvidos. Hoje nossa escola está com cara nova, toda pintada, climatizada, com todos esses equipamentos, vamos assim poder atender a demanda da nossa comunidade. É um sentimento de gratidão mesmo”, disse.

A escola possui cerca de 60 servidores, sendo 36 professores, equipe do setor administrativo, além de 24 técnicos educacionais. As séries atendidas são do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio (1º e 2º ano integral e 3º ano regular). A Escola está inserida dentro de uma região com maior vulnerabilidade social.

Leonardo Dias Macedo aluno da escola garante focar nos estudos após as mudanças na escola

INCENTIVO

Após retornar do garimpo e voltar para escola, Leonardo Dias Macedo, de 18 anos, se diz mais motivado e garante encerrar os estudos para assim poder terminar o Ensino Médio, “Quando eu saí da escola não tinha esse pavilhão, e eu achei maravilhoso. Nós não podemos desistir nunca de buscar algo melhor, eu sou do 3º ano, vou terminar o Ensino Médio e começar uma faculdade. Nossa escola é muito boa, tem nome, minha turma é composta de muitos alunos que assim como eu, trabalham muito, e por isso todos estão empolgados em terminar logo os estudos e isso só nos estimula ainda mais”, afirmou Leonardo.

Em 2019, o 9º ano da instituição recebeu a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rondônia. Saltando de 4.5 em 2017, para 5.0 em 2019. O Ensino Médio em 2019 teve nota 4.0.

Combate Clean Anúncie no JH Notícias