A disputa pelas duas vagas de Rondônia no Senado ganhou temperatura neste fim de semana. Acir Gurgacz realizou na sexta-feira (28), em Porto Velho, um grande ato de lançamento de sua candidatura, reunindo apoiadores, lideranças políticas e candidatos dos partidos aliados no Sindsef. O candidato ao Governo Pedro Abib também participou da mobilização.
Mais do que um evento de campanha, a movimentação representa uma tentativa de demonstração de força justamente quando a eleição começa a entrar em sua fase mais decisiva. Com duas cadeiras em disputa neste ano, a corrida ao Senado possui uma dinâmica diferente: o eleitor poderá escolher dois nomes, aumentando a importância das alianças, da capilaridade no interior e da capacidade de cada candidato de ampliar sua votação para além do próprio grupo político.
Acir é um nome conhecido do eleitor rondoniense e, por isso, entra na campanha carregando um ativo que candidatos estreantes precisam construir: recall eleitoral. Ao mesmo tempo, enfrenta uma disputa cercada por nomes competitivos e por uma campanha em que cada voto terá enorme peso na definição das duas vagas.
O ato em Porto Velho também mostra uma estratégia que deve se repetir nas próximas semanas: colocar militância e lideranças nas ruas para transformar conhecimento do nome em voto efetivo. A eleição proporcionalmente curta exige velocidade, e os candidatos que conseguirem organizar estruturas fortes na Capital e principalmente nos municípios do interior poderão chegar às últimas semanas em posição privilegiada.
Rondônia, portanto, caminha para uma das disputas senatoriais mais interessantes dos últimos anos. Com duas vagas disponíveis, alianças cruzadas e candidatos conhecidos do eleitorado, dificilmente haverá espaço para campanha morna.
O lançamento realizado por Acir Gurgacz é mais um sinal de que a fase de articulações de bastidores está ficando para trás. Agora começa a verdadeira batalha pelo voto — e as duas cadeiras de Rondônia no Senado prometem ser disputadas até a última urna.
JH Notícias




















