Um assaltante foi preso depois de invadir uma casa, junto de outros comparsas, para roubar a caminhonete e fazer uma família refém em Machadinho D’Oeste (RO) na segunda-feira (6). Segundo a Polícia Militar (PM), quando a guarnição chegou ao imóvel para verificar a denúncia de um roubo, o suspeito fingiu ser parente das vítimas.
O imóvel da família foi invadido depois do morador ir até o portão para verificar quem estava chamando do lado de fora. Ao abri-lo, o morador foi surpreendido por quatro suspeitos armados que diziam querer apenas a caminhonete da família.
Após os suspeitos conseguirem entrar na residência, eles fizeram ameaças aos moradores e nesse momento o grupo se dividiu, sendo que dois deles saíram com a caminhonete e outros dois ficaram na casa fazendo a família do empresário de refém.
Vizinhos que desconfiaram da movimentação na casa da família acionaram a polícia. Quando a guarnição chegou ao local, o empresário foi na frente da casa (sem sair no quintal) e disse aos policiais estar tudo bem e que estava com seus dois filhos menores, esposa e empregada doméstica.
Porém, como o empresário apresentava nervosismo, os policiais continuaram a questioná-lo até que a vítima indicou com gestos e sussurros que bandidos haviam roubado sua caminhonete e que no interior da casa dois homens armados estavam mantendo sua família em cárcere.
A PM então pediu reforço e cercou a casa da família. Neste momento foi iniciado uma negociação para a liberação das vítimas.
“Após minutos de negociações pelo interfone, os indivíduos que estavam mantendo os familiares em cárcere privado separaram-se, sendo que um suspeito tentou passar-se como primo da família, enquanto o outro indivíduo fugiu pulando o muro e subindo em uma casa ao lado”.
Ainda segundo a polícia, o suspeito que permaneceu na residência escondeu a arma de fogo no guarda-roupa do quarto do casal. Nesse momento a família saiu em direção aos policiais e contou À PM sobre o plano da separação dos dois suspeitos.
“Sabendo que a família não estava correndo perigo, foram efetuadas varreduras e, após feitas diligências no interior da residência com cautela, foi encontrado um indivíduo suspeito sentado na mesa dos familiares. Ele então recebeu voz de prisão”, relata a PM em boletim.
Na casa foi localizada uma arma de calibre 9 mm contendo 16 munições intactas. As polícias Civil e Militar Ambiental também foram chamadas até a casa.
Logo depois, os policiais iniciaram uma busca pelo segundo suspeito que pulou o muro e ele foi localizado logo depois escondido em uma caixa de água, onde também foi preso em flagrante.
Os outros dois suspeitos que fugiram com a caminhonete continuam foragidos.