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Quarta-feira, 28/07/2021

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Rondônia

Cresce participação dos rondonienses em ações do Governo por meio da Ouvidoria Geral do Estado

Ouvidoria Geral coloca em prática campanhas para ampliar conhecimento da população quanto aos seus direitos junto ao Governo

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Nos primeiros quatro meses deste ano, o Governo de Rondônia, por meio da Ouvidoria Geral do Estado (OGE) superou a quantidade de manifestações feitas pelos rondonienses em 2020. O aumento da contribuição da população no Governo é reflexo de uma série de estratégias adotadas para dar voz à população no fortalecimento de uma administração pública que assegura o exercício da cidadania e tornar os cidadão co-gestores.

As iniciativas para estreitar a relação entre Governo e a população reflete em números de manifestações, sendo elas divididas em elogios, denúncias, reclamações, solicitações e sugestões. No ano de 2020, o Poder Executivo recebeu por meio de suas ouvidorias o total de 5.686 manifestações, já no 1º quadrimestre de 2021 foram recebidas 6.793 demandas. A maioria delas foram solicitações.

“O aumento deu-se devido ao planejamento, foi construído o plano de trabalho da OGE que contempla uma Ouvidoria Geral mais proativa, com a ampla divulgação dos canais de comunicação e alinhamento de novas estratégias para que o cidadão tivesse e tenha total confiança em acionar as ouvidorias”, afirma a ouvidora-geral, Etelvina Rocha.

Total de manifestações no 1° quadrimestre de 2021

CAMPANHAS

Etelvina informou ainda que no ano de 2020 e 2021 a Ouvidoria Geral colocou em prática campanhas com a missão de aumentar ainda mais o conhecimento da população quanto aos seus direitos junto ao Governo, sendo uma delas a 1ª Campanha de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual no Trabalho. Inclusive, essa iniciativa surgiu de uma demanda apresentada à Ouvidoria.

Nesse mês, a OGE iniciou a Campanha de divulgação do Código de Ética Funcional em parceria com Controladoria Geral do Estado (CGE), a Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segesp), a Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), a Corregedoria Geral da Administração e a Escola de Governo.

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO

‘‘Pelos resultados dos quatro primeiros meses deste ano, percebemos que o cidadão está usando mais os canais de comunicação das ouvidorias, ou seja, alcançamos nosso objetivo. Essa participação social é muito importante para o Governo, pois, é através das demandas dos cidadãos que podemos melhorar a gestão pública do Estado”, assegura a ouvidora.

Total de manifestações durante todo o ano de 2020

Etelvina também pontuou os impactos positivos da participação da população para identificar desafios a serem superados. ”Como nós, ouvidores, somos os porta-vozes do cidadão, ouvimos e recebemos os reclames, e assim se torna algo mais fácil para compreender a insatisfação e onde está o problema, e desta forma apresentar algum tipo de ação para conscientização e/ou melhoramento. Cada reclamação, denúncia ou sugestão nos possibilita analisar os pontos fracos na gestão e de imediato corrigi-las para melhor atender os anseios da população’’.

A Ouvidoria Geral do Estado de Rondônia trabalha para assegurar a efetividade da Lei 13.460/2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários do serviço público, alcançando assim o feito de ter mais cidadãos participando das decisões do Governo.

”Foi no Governo Marcos Rocha que a OGE que é a porta oficial para a entrada de demandas teve visibilidade, pois, era desejo do governador que esse canal pudesse de fato funcionar e que a população tivesse confiança e sentir-se segura em fazer suas manifestações, possibilitando a participação social do cidadão na gestão pública. O que nos possibilita melhorar a gestão pública e com certeza apresentar um Governo transparente e atuante”, avalia a ouvidora.

A população pode contribuir com o desenvolvimento de Rondônia por meio dos canais oficiais de comunicação da Ouvidoria, pelos telefones : 0800 647 7071, (69) 3216-1015 ou (69) 3212-8050 de segunda-feira à sexta-feira, das 7h30 às 13h30 e há também os canais que funcionam 24 horas por dia: e-mail: ouvidoria@ouvidoria.ro.gov.br e o sistema de ouvidorias FALA.BR: https://falabr.cgu.gov.br/publico/RO/Manifestacao/RegistrarManifestacao.

Prefeitura de Porto Velho, campanha: Caminho-Covid-19

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Por Secom/RO

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