Search
Close this search box.
Publicidade

Entenda o que está provocando a frente fria em Rondônia

Vento intenso da friagem irá ajudar a aumentar ainda mais a sensação de frio em todas as regiões do estado. Vilhena tem mínima de 16º para sábado (2).
Publicidade

Uma nova frente fria e uma massa de ar polar avançam pelo Brasil no decorrer desta semana e deve chegar em Rondônia com mais força na sexta-feira (1º), de acordo com o serviço de meteorologia Climatempo.

Essa é a primeira friagem de 2022 na região e em algumas cidades do estado, as temperaturas podem chegar a 14°C, como em Vilhena. Mas, você sabe o que está provocando a frente fria em Rondônia? O g1 conversou com o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), que explica o fenômeno.

Publicidade

“Toda frente fria traz junto com ela uma massa de ar frio de origem polar, mas elas fazem caminhos diferentes para chegar até a América do Sul e ao Brasil. Essa tem um caminho especial que vai entrar pelo interior do Argentina, pelo Norte e depois pelo Uruguai. Quando essa frente fria fica muito concentrada no Norte da Argentina, chega com muita facilidade até o Acre e Rondônia”, explicou a metereologista Joselia Pegorim.

A Divisão de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) prevê que, tanto em Porto Velho, quanto para cidades do Vale do Jamari, como Ariquemes (RO), deve ocorrer chuva com fraca intensidade a qualquer hora do dia.

Segundo o Sipam, sexta (1º) será o dia mais frio do ano até agora, já que o vento intenso da friagem irá ajudar a aumentar ainda mais a sensação de frio em todas as regiões do estado.

Veja qual é a previsão do tempo para sexta-feira em algumas cidades:

Ariquemes
Mínima: 21ºC
Máxima: 26ºC

Cacoal
Mínima: 17ºC
Máxima: 22ºC

Guajará-Mirim
Mínima: 21ºC
Máxima: 26ºC

Ji-Paraná
Mínima: 17ºC
Máxima: 23ºC

Porto Velho
Mínima: 22ºC
Máxima: 26ºC

Vilhena
Mínima: 15ºC
Máxima: 20ºC

Combate Clean Anúncie no JH Notícias